xmlns:og='http://ogp.me/ns#' Cantinho da Déa: Educação estadual lança 'pacote' para implantação de nova ortografia

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Educação estadual lança 'pacote' para implantação de nova ortografia


Secretaria de Estado da Educação terá capacitações e roteiro na internet para professores; materiais já virão atualizados

A Secretaria de Estado da Educação terá um pacote de medidas para implantar já a partir de 2009 a alteração ortográfica da língua portuguesa em suas cerca de 5,5 mil escolas. O objetivo é que neste ano os 5 milhões de estudantes da rede estadual iniciem uma mudança gradual na aprendizagem, com seus professores capacitados.

No fim de 2008 a Secretaria já capacitou cerca de 17 mil professores e professores coordenadores de oficinas pedagógicas (PCOPs), que têm atribuição de difundir conhecimento na rede. Este processo terá continuidade já no início deste ano, por intermédio da Rede do Saber (sistema da Secretaria que permite comunicação rápida, via internet, entre todas as escolas e os professores estaduais). Um roteiro com as mudanças será disponibilizado pela Secretaria a todos os seus 250 mil professores, com download pelo site da pasta.

Materiais disponibilizados pela Secretaria - guias curriculares e cadernos do professor, por exemplo - terão versão 2009 com a nova ortografia, já que estão sendo produzindo seguindo as novas regras. O material didático dos alunos é distribuído pelo Ministério da Educação.

"É uma mudança grande para uma rede com 5 milhões de alunos, a maior do Brasil. O prazo indicado pelo Ministério da Educação é de três anos, mas decidimos já iniciar as alterações. Desde 2008 o Estado vem agindo para que o processo ocorra normalmente", afirma Valéria Souza, coordenadora de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria.

Vídeo com aula sobre as mudanças também será apresentado on-line (via site) pela Secretaria, com acesso, claro, a todos os educadores da rede. "É um momento de transição. A indicação da Secretaria é que em sala de aula o professor oriente seus alunos e esclareça sobre as mudanças de maneira gradual", diz Valéria Souza.



O que a Secretaria prepara

- Materiais - como guia curricular e caderno do professor - já atualizados

- Capacitações de professores - 17 mil já foram capacitados em 2008

- Roteiro com as mudanças no site da Secretaria

- Vídeo sobre as mudanças no site da Secretaria

- Acompanhamento contínuo, via Diretorias de Ensino, da aplicação das normas

Nenhum comentário: