xmlns:og='http://ogp.me/ns#' Cantinho da Déa: Ensino a Distância cada vez mais presente. Palavra de especialista

domingo, 2 de junho de 2013

Ensino a Distância cada vez mais presente. Palavra de especialista

Por Liliam Silva | Blog Educação a Distância – 16/05/2013 17:15:00
Pós-Graduação a Distância. Mais de 300 cursos a partir de R$ 169,00/mes.


Paulo Milet, especialista em Educação a Distância e Gestão Organizacional é entrevistado por Liliam Silva, Gestora do Blog Educação a Distância.
Liliam Silva/ Blog Educação a Distância: Paulo, Como você avalia a evolução da educação a distância no Brasil e no mundo?
PM: Liliam, a impressão que eu tenho é que o assunto deu uma grande acelerada, principalmente nos últimos 2/3 anos, tanto no meio acadêmico quanto no empresarial. Depois de um tempo cercado de preconceitos, o pessoal começou a perceber que o aprendizado acontece independente da presença física do aluno e do professor no mesmo ambiente. E digo mais, o processo de Ensino-Aprendizagem não é uma mão dupla de mesma intensidade nos dois sentidos. Não faz sentido Ensino sem Aprendizagem, mas o contrário é bem mais comum, porque desde crianças nós aprendemos sem necessariamente alguém estar ensinando.
Liliam Silva/ Blog Educação a Distância: No seu ponto de vista, de educador-empresário, quais experiências bem e mal sucedidas que assistiu ao longo destes anos todos de intensa atuação em EAD?
PM: Todas as experiências podem ser boas, se delas tirarmos algum aprendizado. Acho que o maior erro cometido pelos profissionais dessa área, foi considerar que a EAD era mais difícil/complicado que o presencial, então faziam cursos carregados de "balangandãs" com o intuito de "prender o aluno". Mas o que prende o aluno é a motivação. Tanto a pessoal (o que eu ganho com isso?), quanto a empresarial (o que a empresa/organização precisa que eu saiba?)


Saiba tudo sobre o Concurso da Polícia Federal. Aulão online grátis no dia 27/05 as 20h. Faça aqui sua inscrição.


Liliam Silva/ Blog Educação a Distância: A EAD cresceu muito rapidamente, principalmente no Brasil. Qual é o futuro da educação a distância?
PM: Com o envelhecimento mundial da população, o Aprendizado tem que cada vez mais ser ao longo de toda a vida (lifelong learning). Então ficam mais fortes as 3 premissas da EAD; Qualquer hora (anytime), qualquer lugar (anyplace) e no seu próprio ritmo. O Futuro da EAD é brilhante! Tão brilhante que tende a desaparecer como uma atividade separada, sendo absorvida dentro das maneiras que teremos para "consumir" informação e gerar conhecimento.
Liliam Silva/ Blog Educação a Distância: Como você avalia os MOOCs (Massive Open Online Courses) ? Eles serão o novo paradigma da Educação?
PM: Os MOOCs (escrevi artigo sobre isso recentemente) já estão mudando vários paradigmas na EAD. O primeiro é sobre tutoria, já que não se adota o conceito de "no máximo X alunos para cada tutor" e o segundo é que para ter notas adequadas as provas tem que ser presenciais. Isso mudou, com a correção de trabalhos sendo feita por 5 colegas. Mas talvez o principal dos MOOCs foi ter dado uma credibilidade para a EAD por conta do peso dos nomes das Universidades envolvidas (MIT, Harvard, Stanford...).
Liliam Silva/ Blog Educação a Distância: Os adultos estão retornando à universidade, principalmente pelas portas da educação a distância. O que isto significa para a educação, economia, estilo de vida, carreira e para a própria EAD?
PM: Não apenas em relação à Universidade. Conforme falei antes, é pra vida toda. Quando se fala em Educação, as pessoas pensam nas crianças, nos jovens, nos professores e nas salas de aula. Isso tudo muda. Temos que pensar bastante nos adultos, na autonomia para aprender e na ausência de salas de aulas. Não acredito que o modelo de começar a estudar aos 5 anos e parar aos vinte e poucos sobreviva. Por que alguém aos 40 não pode começar a estudar medicina, se formar aos 45 e praticar até os 80? Desde 2011 o Brasil tem mais gente com mais de 30 anos do que com menos. Isso vai provocar mudanças em alguns conceitos do tipo PEA (população economicamente ativa) e PIA (população em idade ativa), e também no conceito de aposentados.
Liliam Silva/ Blog Educação a Distância: Paulo, como vai o Portal YAHOO Educação?
PM: Vai muito bem. Temos 1.000.000 de visitantes/mês  e tentamos uma linha mais editorial do que comercial. Claro que vendemos cursos também, mas o espaço nobre é para notícias e artigos. Aliás, você está convidada a escrever artigos para nós. Aliás, quem tiver noticias, artigos e matérias interessantes nessas áreas de educação, treinamento, capacitação, emprego, pode mandar que nós publicamos.
Liliam Silva/ Blog Educação a Distância: Conte-nos a respeito da Eschola.com
PM: A Eschola.com foi criada em 2001, inicialmente com foco no mercado corporativo. Ainda hoje faço alguma coisa para Universidades Corporativas. Mas o meu Projeto prioritário hoje em dia é quase um MOOC, para o Ensino Médio. No Brasil existem mais de 60.000.000 de brasileiros sem o Ensino Médio completo (sem contar o analfabetos e os com menos de um ano de estudo), ou porque pararam no Fundamental, ou porque evadiram ao longo do médio. (São 1.200.000 que se evadem todos os anos!). Eu tenho um curso completo online cobrindo todas as matérias das 3 séries do Ensino Médio. Já tive mais de 20.000 alunos nos últimos 3 anos com muito sucesso. Agora quero colocar 1.000.000 de alunos/ano, focando na obtenção do certificado do ensino Médio via ENEM. Mas o ideal seria que os alunos não pagassem nada (tipo MOOC), mas pra isso preciso (estou negociando) com algumas empresas/organizações interessadas em ter acesso a esse público e que possam dividir a conta comigo. Essa é a minha prioridade hoje em dia.
Liliam Silva/Blog Educação a Distância: Obrigada pela oportunidade Paulo! Espero contar com você em outras entrevistas para compartilhar conosco  sobre  seus projetos e atuações!


Paulo Milet, Gestor do portal Yahoo Educação e sócio fundador da Eschola.com, atua com educação a distância há mais de vinte anos, tendo implantado ao longo de sua carreira sistemas de EAD em várias organizações no Brasil e desde a década de 1980 atua ativamente na área de Tecnologias de Informação, Comunicação e Gestão tendo desenvolvido o primeiro software de Hipertexto no Brasil e implantado programas de Qualidade Total em diversas organizações. É Consultor na implantação de Universidades Corporativas e autor de vários artigos e livros sobre EAD, tecnologia da informação e gestão.
Leia também:
Saiba o que é MOOC.
Saiba tudo sobre o Concurso da Polícia federal
Inscrições para o ENEM 2013 estão abertas até 27/05

Nenhum comentário: