xmlns:og='http://ogp.me/ns#' Cantinho da Déa: Prova para temporários da rede estadual de SP deve ocorrer nos dias 13 e 20 de dezembro

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Prova para temporários da rede estadual de SP deve ocorrer nos dias 13 e 20 de dezembro

Da Redação Em São Paulo
As datas das provas para professores temporários da rede estadual de São Paulo foram divulgadas na terça-feira (27), durante a sanção do PLC (Projeto de Lei Complementar) 29/2009. As avaliações serão aplicadas nos dias 13 e 20 de dezembro.

Professor, você vai fazer a prova para ascensão na carreira?

O exame será voltado a docentes que querem ingressar no ensino fundamental como temporários e aos que já atuam na rede em funções auxiliares, porque ainda não têm habilitação para lecionar (docentes que não passaram na prova de temporários, mas possuem estabilidade prevista na Lei 1010, da SP Prev).

A atribuição de aulas dos professores temporários levará em conta os resultados da prova, além dos requisitos de tempo de serviço e titulação. As pré-inscrições estão abertas e vão até 30 de outubro.

Concurso para PEB II

A secretaria também divulgou informações sobre o próximo concurso de docentes: será voltado para professores PEB II (de 6ª a 9ª séries do ensino fundamental) e deverá ser aplicado em duas etapas.

No final de março de 2010 ocorre o exame inicial; os aprovados nesta fase participam do curso de formação de professores, que será realizado entre os meses de julho e outubro. Ao final da formação, os docentes devem fazer exame final para poderem atuar na rede.

Novo plano de carreira

A lei sancionada ontem cria o Sistema de Promoção no Quadro do Magistério do ensino oficial do Estado de São Paulo, com cinco fixas em cada uma das carreiras: professor, diretor e supervisor. Dentro de cada faixa são mantidas as evoluções previstas na legislação anterior, baseadas em tempo de serviço e cursos que aprimoram a formação.

Para ascender na carreira pelo programa de Valorização por Mérito serão levados em conta a assiduidade, o tempo de permanência e, principalmente, o desempenho em avaliação anual.

As promoções significam uma evolução salarial na carreira com os seguintes percentuais de aumento:


  • Promoção da Faixa 1 para a 2, equivalente a 25% da remuneração inicial;

  • Promoção para a Faixa 3, equivalente a 50% da remuneração inicial;

  • Promoção para a Faixa 4, equivalente a 75% da remuneração inicial;

  • Promoção para a Faixa 5, equivalente a 100% da remuneração inicial.


  • No dia 31 de janeiro de 2010, acontece a avaliação para diretores e supervisores. Nos dias 3 e 4 de fevereiro, serão avaliados os professores de 1ª a 5ª série do ensino fundamental e de 6ª a 9ª, respectivamente. Cerca de 220 mil professores estão habilitados a fazerem a avaliação já em janeiro. A lei permite a promoção de apenas 20% deste total, que receberá aumento de 25%.

    Nenhum comentário: