xmlns:og='http://ogp.me/ns#' Cantinho da Déa: Estadual de SP só melhora no ensino médio

domingo, 16 de setembro de 2012

Estadual de SP só melhora no ensino médio

Matéria publicada na Folha de São Paulo, 15 de agosto de 2012.
O ensino fundamental mantido pela rede estadual de São Paulo não apresentou melhora, aponta o Ideb. A nota dos anos iniciais e finais dessa etapa de ensino ficou estagnada entre 2009 e 2011. Por outro lado, o ensino médio estadual paulista melhorou.
A rede estadual de São Paulo apresentou evolução apenas no ensino médio: o Ideb subiu de 3,6 para 3,9, nota prevista para a rede do Estado em 2013. Houve melhora no desempenho em português e na aprovação.
Com as notas melhores, o Estado subiu da quarta para a segunda posição do país.
FUNDAMENTAL
Nos primeiros anos do fundamental, a nota foi a mesma de 2009: 5,4, acima da meta para 2011, que era 5,3.
A taxa de aprovação dos alunos também continuou a mesma e houve leve aumento das notas em português e matemática -disciplinas avaliadas no teste.
Nessa etapa, o sistema paulista perdeu uma posição no ranking nacional e agora é o terceiro melhor do país.
Não houve evolução também dos indicadores dos anos finais da rede estadual, em que o Ideb permaneceu em 4,3 -também acima da meta, de 4,2. Nesse nível caiu da primeira para a terceira posição no país.
META POR AVALIAÇÃO
Para Francisco Soares, professor do grupo de avaliação e medidas educacionais da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), uma das hipóteses para que o Estado tenha melhorado no ensino médio e estagnado no fundamental é que, ao perceber o resultado de avaliações anteriores, o Estado investiu mais nos anos finais.
"A avaliação cria uma zona de desconforto para quem está no sistema. Foi uma reação aos resultados".
A Secretaria de Estado da Educação diz que a rede, como um todo, ultrapassou todas as metas do Ideb.
"Os dados referentes à avaliação realizada no ano passado apontam que o ensino médio atingiu o indicador projetado para ser alcançado em dois anos. O índice obtido foi de 3,9, ante a meta de 3,6.", afirma em nota.
Segundo a secretaria, os indicadores do ensino fundamental não foram ruins.
"Para os anos iniciais do ensino fundamental, o Ideb foi de 5,4, enquanto a meta era de 5,3. No ciclo 2 do ensino fundamental, o indicador atingido foi 4,3, sendo que a projeção era de 4,2."

Veja Também:

Nenhum comentário: