xmlns:og='http://ogp.me/ns#' Cantinho da Déa: MEC libera contratação de 4.300 profissionais nas IFES

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

MEC libera contratação de 4.300 profissionais nas IFES

Reuni prevê a abertura de mais 14.931 vagas para docentes e técnicos


O MEC (Ministério de Educação) assinou na última quarta-feira, 3 de setembro, duas portarias que permitem a realização de concurso público para a contratação de mil docentes e a distribuições de 900 cargos de direção e 2.400 funções gratificadas nas IFES (Instituições Federais de Ensino Superior). A iniciativa faz parte do cronograma de atividades estabelecidas para o desenvolvimento do Reuni (Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais).

Essas contratações, no entanto, representam apenas 22% das 19.231 vagas autorizadas pelo Ministério do Planejamento no âmbito do processo de expansão das federais previsto pelo Reuni. Haverá ainda a liberação de 14.931 novas oportunidades para docentes e técnicos administrativos. Os próximos editais ainda não têm previsão para saírem.

Segundo o presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), Amaro Lins, a liberação dessas vagas é fundamental para atender ao pedido do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em antecipar as metas estabelecidas pelo Reuni. "Com a otimização do planejamento e a liberação dos recursos será possível acelerar as atividades e, consequentemente, antecipar o prazo das metas", afirma ele.

No entanto, na opinião de Lins, é preciso compatibilizar o planejamento das instituições com a contratação de pessoal. "Não é possível desenvolver as atividades de expansão, sem o reforço de professores e técnicos administrativos", alerta o presidente da Andifes.

O prazo para a realização das metas estabelecidas no Reuni, que se encerava em 2012, passou para 2010.

Nenhum comentário: