xmlns:og='http://ogp.me/ns#' Cantinho da Déa: 1 em cada 4 docentes estaduais de Campinas foi alvo de violência

domingo, 28 de setembro de 2008

1 em cada 4 docentes estaduais de Campinas foi alvo de violência

MAURÍCIO SIMIONATO da Agência Folha, em Campinas

Pesquisa da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo) com docentes da rede estadual em Campinas (93 km de SP) mostrou que um em cada quatro professores ouvidos disse já ter sido agredido por alunos.

O levantamento foi realizado de abril a maio. Dos 580 entrevistados, 24% sofreram violência física, 43% foram alvo de xingamentos, 30% sofreram humilhações, 20% foram vítimas de agressões verbais e 7%, de outros tipos de agressão, como intimidação.

A pesquisa foi realizada por conselheiros da Apeoesp de Campinas. A rede estadual na cidade tem cerca de 6.600 professores. O sindicato também questionou se os professores já tiveram objetos pessoais danificados por alunos --42% afirmaram que houve danos a seus carros, 30% citaram danos a livros, 8% a celulares e 20% mencionaram outros danos.

Do total de professores, 523 disseram que a escola foi alvo de vandalismo, como pichações (37%), destruição de móveis (30%) e danos a banheiros (25%), entre outros.

O levantamento questionou sobre as causas da violência. Para 39%, o principal motivo é a estrutura familiar. Também foram citados fatores como impunidade, falta de funcionários e a política de governo para a educação (sem especificar quais seriam os problemas).

Na semana passada, três alunos da quinta série de uma escola estadual em Campinas colaram uma professora na cadeira. A docente teve queimaduras de 1º grau nas pernas.

A Secretaria da Educação do Estado questionou a metodologia da pesquisa. Disse que o levantamento não tem qualidade porque foi feito por conselheiros do sindicato. A secretaria também afirmou que o número de professores ouvidos é baixo em relação ao total. Em nota, o órgão informou que os casos de violência contra professores estão caindo "ano a ano em todo o Estado". Disse que houve 217 em 2006, 180 em 2007 e 36 no primeiro semestre de 2008.

Nenhum comentário: