xmlns:og='http://ogp.me/ns#' Cantinho da Déa: Funcionário público

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Funcionário público


         Ao longo da história do funcionalismo público, observamos como a sua imagem mudou. Outrora, juntamente com as profissões de médico e de advogado eram empregos de alto destaque e reconhecimento social.
        Entretanto, com o decorrer do tempo, as mudanças de valores e hábitos afetaram a conduta daquele que exerce algum cargo público. É comum sermos atendidos por pessoas despreparadas, mal-humoradas, mal-educadas e.. outras caracterizações negativas. Você, pare e pense: já fui vítima de alguma “violência pública” ? (entendemos como mau atendimento). Tenho certeza de que a grande maioria dos eleitores já o foi. Fato esse lastimável. Por causa da atitude de um grupo, a classe fica toda mal vista. Como fica a situação dos que desempenham sua função distintamente? Devido a inúmeras reclamações dos diversos setores , o governo pretende acabar com a estabilidade dos profissionais. É justo aqueles que ainda ingressarão num cargo não gozarem desse privilégio? Todos devem ser punidos ou deve ser feita fiscalização periodicamente para que o abuso de autoridade não ocorra mais?
          Ingressar num cargo público exige comprovar competência através do processo seletivo, que aliás está cada vez mais competitivo. Ser aprovado hoje não é uma tarefa fácil. Até para aquela função que requer Ensino Fundamental, há candidatos com nível Superior dada as dificuldades do mundo moderno. Quem tem seu “ganha pão”, “levante as mãos para o céu”. Não basta mais ter títulos, comprovar competência, é preciso ter sorte, ter conhecimento, o famoso “QI”. Se você não o tem, corra atrás de um ou caso não compactua com essa prática cada vez mais presente no mundo atual, como eu, seja funcionário público. Porém, construa uma imagem de trabalhador atencioso, educado, competente e prestativo. Deixe o “jeitinho brasileiro” no passado. Aproveite positivamente o que conquistou por mérito. Valorize seu tempo de estudo, a tensão do concurso... contribua para que a sociedade torne a ter um olhar de admiração por nós.
            A nós funcionários, parabéns pelo nosso dia!!!

Nenhum comentário: